domingo, 11 de janeiro de 2015

Chamada de artigos - Revista ECO-Pós (Qualis B4) - dossiê Arte, tecnologia e mediação


Está aberta a submissão de textos para o próximo dossiê da Revista ECO-Pós: “Arte, Tecnologia e Mediação”. Esta edição conta com a colaboração do professor César Baio (ICA-UFC) como editor convidado. O prazo para as submissões e a ementa do dossiê seguem abaixo. A submissão de textos deve ser realizada na plataforma da revista: http://www.revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos

Este será o primeiro número da Revista sob a direção da nova comissão editorial, formada pelos professores Micael Herschmann e Victa de Carvalho (como editores adjuntos) e por Júlio Bezerra (como editor executivo).

Revista ECO-Pós aceita textos para as seções Dossiê Perspectivas de doutores ou em coautoria com doutores. Essa exigência não se aplica a Resenha. Lembramos que a seção Perspectivas recebe artigos em fluxo contínuo.

Cordialmente,

Michael Herschmann
Victa de Carvalho
Julio Bezerra


Chamada de Trabalhos 

18.1 – Arte, tecnologia e mediação

A edição 18.1 da revista Eco-pós propõe um dossiê que contempla a complexidade das relações entre arte e mídia, buscando trabalhos que examinem suas aproximações, ambiguidades e tensionamentos, incluindo mas não se limitando aos temas a seguir: estratégias de apropriação, subversão e intervenção nos circuitos e discursos midiáticos; o lugar da mídia no circuito da arte; os acervos on-line e as interfaces entre mídias, culturas e espaços; galerias, curadorias e comércio de arte em rede; os diferentes circuitos e suas estratégias de uso das redes; os modos de inserção e legitimação nos meios de comunicação e redes de informação; a produção e dissolução de guetos e de circuitos no campo das chamadas media arts; a arte como lugar para a crítica de mídia; o vídeo, a fotografia, o cinema, a TV, o rádio e as redes digitais no contexto da arte; a materialidade das tecnologias e suas dimensões estéticas; a crise da especificidade dos meios e a imbricação de linguagens; os regimes de visibilidade; som e arte; o corpo mediado, expandido, distribuído, recodificado pela tecnologia; a postura do artista frente à tecnociência e ao capitalismo cognitivo; a arte e os aspectos políticos e sociais das tecnologias; as estéticas e as políticas entre alta e baixa tecnologia; cultura do excesso, consumo e obsolescência; a arte e sua relação com o precário, a gambiarra, o inacabado, bem como, com a falha, o ruído e o mau funcionamento; a produção poética e crítica em torno da arte cibernética, em rede, imersiva, em realidade aumentada e em dispositivos pós-cinematográficos; a cultura Faça Você Mesmo; o lucro corporativo e o engodo do serviço gratuito; os estudos de software, culturas hacker e pirata; arte e aprendizagem de máquina, mineração de realidade, visualização de dados.

Editor convidado: César Baio (ICA-UFC)
Prazo para a submissão de textos: 23 de fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.